sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A Balada de Mulan



                Desde criança sou apaixonada por esse filme, na época o simples fato de Mulan (orquídia) ir à guerra e voltar com um príncipe incrivelmente lindo já satisfazia a todas as minhas expectativas para com o filme, mas depois de tanto tempo minha admiração só aumenta, percebo hoje os ensinamentos e o contexto histórico envolvido, tendo uma maior noção do real perigo a que Mulan se expôs.
                 
                A história se passa em 450 d.C, em uma sociedade patriarcal, feudal e de recém construção da Grande Muralha da China. Mulan, assim como as mulheres da época começa o filme se preparando para apresentar-se à casamenteira, onde logo de cara é criticada pela sua magreza e falta de refinamento, juntando os objetos de comédia onde a protagonista toca fogo na casamenteira e provoca riso em adultos e crianças, nota-se a predisposição das mulheres aos afazeres domésticos. São todas criadas para bem servirem seus maridos, submissas, elas dedicam suas vidas a servidão. 


                Porém, como dizia Luísa Marilac, Mulan resolveu fazer diferente, inconformada com a convocação do, já velho, pai, a protagonista vai à guerra em seu lugar e lá prova o valor feminino na igualdade. Vista como homem por todos, ganha reconhecimento e torna-se um verdadeiro soldado, salvando assim, a vida de toda a tropa.
                 
                O que se vê em Mulan, é um conto feminista em meio a tanto machismo, assim como se vê amor, lealdade e piedade filial. Todavia, o conto de fadas narrado e dirigido pela Disney é apenas uma adaptação com bastante licença poética. Poucos sabem, mas a história da menina que vai a guerra para substituir o pai é uma antiga cantiga folclórica chinesa cantada com naturalidade às crianças desde meados do século XII.



                 Contrariando a realidade em que vivem, as crianças chinesas crescem ouvindo a estória de garra de Mulan enquanto convivem com a realidade das Gueixas. Contradições a parte, a China mudou, seus costumes mudaram e embora ainda seja uma sociedade machista (assim como vemos em praticamente todo o mundo), guarda um baú milenar de cultura e literatura, herança de dar inveja ao Ocidente.



A Balada de Mulan
1.    A convocação

Um suspiro e outro suspiro,
Mulan tece de fronte à porta.
Não se ouve o som da lançadeira,
Não se ouvem os suspiros da filha.
Perguntam o que está no seu coração,
Perguntam o que está no seu pensamento,
“Não há nada em meu coração,
Não há nada em minha mente.
Noite passada eu vi os anúncios para o recrutamento,
O Khan está convocando muitas tropas,
A lista do exército está escrita em doze rolos,
Em todos eles aparece o nome do meu pai.

2. O aprestamento

Meu pai não tem nenhum filho crescido,
Mulan não tem nenhum irmão mais velho.
(Então) eu irei comprar uma sela e um cavalo,
E servirei o exército no lugar de meu pai.”
No mercado leste ela comprou um cavalo de porte,
No mercado oeste ela comprou uma boa sela,
No mercado sul ela comprou um bom freio,
No mercado norte ela comprou um longo chicote.

3. Mulan deixa sua casa e sua família

Ao amanhecer ela deixou seu pai e sua mãe,
Ao anoitecer ela chegou ao acampamento nos bancos do rio Amarelo.
Ela já não ouve mais o chamado de seu pai e sua mãe,
Ela ouve apenas o rumor da corrente do rio Amarelo.
Ao amanhecer ela deixa o rio Amarelo,
Ao anoitecer ela chega à montanha Hei.
Ela já não ouve o chamado de seu pai e sua mãe,
Ela ouve apenas o relinchar dos cavalos nômades do monte Yen.

4. A marcha da guerra

Ela avançou dez mil milhas por causa da guerra,
Ela passou voando por desfiladeiros e montanhas
As rajadas do vento norte traziam o rufar do metal,
As luzes frias brilhavam nas armaduras de ferro.
Generais pereceram numa centena de batalhas,
Soldados enrijecidos retornaram após dez anos.

5. Mulan declina das honras militares

Ao retornar ela vê o imperador,
Ele estava sentado numa sala suntuosa.
O imperador concedeu promoções em doze categorias,
E premiou centenas de milhares.
O Khan perguntou o que ela desejava.
“Mulan não tem interesse em postos oficiais.
Eu desejo apenas uma montaria veloz
Que me leve de volta ao lar.”

6. Mulan retorna para sua casa e sua família

Quando o pai e a mãe ouvem que a filha está voltando
Dirigem-se para fora dos muros da casa, apoiando-se um no outro.
Quando a irmã mais velha ouve que a irmã mais nova está voltando
arruma a maquiagem e coloca-se defronte à porta.
Quando o irmão mais novo ouve que a irmã mais nova está voltando
afia sua faca e prepara o leitão e o cordeiro.

7. Mulan revela o seu segredo

“Eu abro a porta do quarto leste,
E sento-me na minha cama na sala oeste,
Eu tiro minha armadura de guerra
E visto meus trajes de antigamente.”
Defronte ao espelho ela penteia seus cabelos de nuvem,
Segurando o espelho, ela enfeita-se com flores
Ela abre a porta e se apresenta diante dos seus companheiros
Eles ficam todos surpresos e perplexos.
Pois viajaram juntos por doze anos
E não sabiam que Mulan era uma garota

8. Moral da história

“As patas do coelho pulam mais,
Os olhos da coelha são mais estreitos,
Mas dois coelhos correndo lado a lado junto ao chão, não se pode distinguir
E assim quem poderia dizer se eu era um rapaz ou uma garota?”

2 comentários:

  1. Amei! Adoro o desenho da Disney e o texto tá ótimo. Muita coisa que não sabia. É um desenho que trata de gênero. Parabéns Samara!

    ResponderExcluir