quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Análise: School Days



PS1: Esse anime não é atual, mas eu só assisti a pouco tempo, então é o que tem pra hoje, além disso é um dos meus preferidos.

Sim, o assunto é polêmico e ,não, não é sobre mamilos. Hoje vim discutir uma faca de dois gumes, um anime cheio de lovers and haters, que, incondicionalmente, ou você ama ou você odeia. Digo de cara que sou lover, achei o anime bom, bom mesmo e vi muito da realidade nele, assim como senti um drama psicológico que muitos não sentiram. Essa pessoa que vos fala está a discutir do diferente, atual, nada enfadonho e divertido school days.

Depois de muito ler a respeito,  resolvi assistir. Apostei minhas fichinhas e ganhei na loteria. Era o tipo de anime que vinha buscando ultimamente, algo diferente que me prendesse do primeiro ao último episódio, que tivesse uma enorme reviravolta e que, além disso, me fizesse rir de vez em quando. Não posso esquecer de comentar o final... um dos melhores na minha opinião para a conclusão da ideia do anime.

School days nada mais é do que um retrato da realidade em que vivemos, onde os adolescentes são cada vez mais irresponsáveis  e tendem a desenvolver uma dependência afetiva doentia. Além disso, o anime trata de descobertas, de novas sensações e do vício, que gradualmente vai crescendo e passando por cima do sentimento dos outros.
Então meus caros, vamos à premissa. 
PS2: Esse post contém spoilers, logo, leia por conta e risco.


A começar por Kotonoha que MUITO me decepcionou... depois de ter sofrido o que sofreu, ela continuou alimentando sentimentos pelo Makoto, mesmo ele a traindo descaradamente, dizendo que não a ama mais, ela continua a nutrir esse sentimento doentio e acaba ficando cega de tanto amor(obsessão), por um momento achei que ela seria a única a sair daquele círculo, mantendo assim, sua sanidade mental e dando continuidade a sua vida, mas não, ela fez o contrário, afundou-se em ilusões e estragou TOTALMENTE seu futuro fazendo o que fez no final.  Temos então, a primeira grande ligação com a realidade, meninas que não tem amor próprio vivendo para satisfazer o parceiro, idealizando a pessoa amada, sofrendo e mesmo assim não conseguindo sair dessa situação.



             O segundo grande ponto é a transformação de Makoto, saindo da timidez e descobrindo o sexo , não sei se só eu fiz essa ligação, mas quando a Sekai dizia que era só um treino, eu interpretava dubiamente aquelas palavras, não era só um treino para saber o que fazer com Kotonoha, era um treino de descoberta, ambos ali, se conhecendo e sentindo sensações diferentes de tudo o que já tiveram, gostando do que sentiam e seguindo apenas seus instintos. Makoto gostou tanto do que sentiu que não conseguiu mais parar, atropelou o desejo de suas companheiras e foi, assim como um animal, instintivamente, satisfazer-se a todo custo. E quando sentiu na pele a consequência de suas ações, viu claramente que não tinha maturidade para enfrenta-las, mostrando-se um canalha.




Por último, mas não menos importante, vem a Sekai, a mais afetada pelas escolhas de Makoto.  Apaixonada, ela se deixa levar, assim como ele, pelas sensações, ela o ama a ponto de passar por cima dos próprios sentimentos. Ao contrário de Kotonoha, Sekai teve um romance menos idealizado,  pois sempre esteve ao lado de Makoto, tem reais lembranças de suas promessas e muito mais mágoa guardada. Por quê? Simples, ela esteve ao lado dele durante todo o anime, acreditou nele, entregou-se e no final, recebeu a maior apunhalada, foi largada quando mais precisava e acabou estragando sua vida. Ao contrário do que muitos dizem, eu não acho que a Sekai seja a culpada de tudo, nem ao menos vejo culpados, todos se deixaram levar pelos sentimentos e acabaram se envolvendo na situação.

Depois dessa análise, volto a reforçar a qualidade do anime. Os traços são bons, os personagens bem trabalhados e a estória segue uma cronologia muito boa. Recomendo a todos aqueles que estão cansados de personagens perfeitos e finais felizes para sempre. School days é um prato cheio de emoções do começo ao fim.



14 comentários:

  1. Samara realmente tua analise foi bem precisa,faz a pessoa gostar ou não de 1º,No meu caso eu ja vou baixar pq a historia da Kotonoha ja foi a minha,"sem amor proprio" como tu mesmo disse,ADOREI a analise amiga.Parabens,FAZ mas dessas, ansiosas para as proximas
    =**

    ResponderExcluir
  2. Obrigada flor, vou fazer sim e espero que você goste e dê sempre sua opinião.

    ResponderExcluir
  3. Hey! Sou eu novamente! e por culpa sua, assistí a este horrível anime! (Brincadeira! Haha!)

    (Vou dividir o comentário em pedaços, notei que ele ficou meio grande...

    Antes de assistí-lo pensei ser uma porcaria, lí primeiramente a sua análise, depois comentários e ví spoilers dele antes, o que me tirou um pouco a graça...

    Fora que depois perguntei ao meu irmão, que já tinha assistido, e ele me respondeu “É uma merda, de início ao fim” Hehe!

    Engraçado que pelos comentários que ví o anime... Fiquei traumatizado, porém, bastante curioso... eu geralmente DETESTO finais tristes (Principalmente os que envolvem amor, este é meio que meu “ponto fraco”) por quê pra mim, eles simplesmente não têm graça (Vou explicar o motivo... seria como um dos finais inúteis que você pode seguir na vida... um dos finais sem graça alguma...) mais tive uma certa surpresa ao ver este anime... O final e ele por inteiro foi lógico e possível, ele passa alguma mensagem (mesmo que muita gente disse que não passa) não é daqueles animes que colocam TUDO pra ficar tudo bem... Não é aquele que colocam TUDO no pior... Me pareceu simplesmente possível, um pouco triste... e um pouco louco...

    (E também, assistindo ele foi que ví que até finais um pouco tristes podem ensinar alguma coisa, ou seja... mostra um dos caminhos que provavelmente você não deve seguir, xP)

    O estranho foi que neste anime eu destraumatizei o pouco que eu ví vendo a história completa! (Geralmente é o contrário, certo!? Haha!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por fim, o que eu pensei!

      De início pensei que a culpa TOTAL viria do Makoto, por ele ser um grande desgraçado, canalha, mentiroso... enganador, eu entendo alguém gostar mais de duas pessoas ou estiver com dúvidas entre as escolhas... Agora apenas no caso onde você conte isso e mostre a verdade ás pessoas que você mantém o relacionamento... (Ou, no mínimo... contar a pessoa que pode estar escondendo algo que não a iria agradar...) Não foi o caso... Ele enganou e usou, várias das garotas por um grande período de tempo... (Claro que ele me parecia tímido e medroso, inicialmente, mas não tímido e medroso suficiente pra não conseguir contar algo assim)

      A Sekai? Não ví grandes problemas dela de início, tirando o fato dela ser uma grande mentirosa... (Porém, muito menos que o Makoto, e mais humilde que ele, também) (A gravidez não foi o caso, inicialmente... pois ela mesmo acreditava ser uma gravidez real...) no tal “treino especial” eu acharia correto... CASO o Makoto ou ela contassem pra Kotonoha o que eles fizeram ou pensam em fazer... Mas e então? O que acontece? Ela é enganada...

      Quando o Makoto e a Sekai ficam juntos, e tem o momento em que ela conversa várias vezes com o ele... pedindo pra contar a verdade pra Katsura, o que ele faz? Nada...

      A Kotonoha? Não ví nenhum problema com ela... Tirando o fato dela se enganar várias e várias vezes, mesmo depois de descobrir a verdade... Mas vale salientar algo importante... Ela me pareceu uma garota com sentimentos instáveis... e que por sofrer tanto e ninguém ajudá-la, acabou por enlouquecer... E a loucura de alguém dificilmente pode ser explicada de um modo lógico... Sabe outra coisa que achei errado nela? Ela não ter tomado alguma atitude para evitar a insanidade, antes de enlouquecer... (Mas, claro... tem a possibilidade dela não ter notado que estava enlouquecendo) por fim ela enlouqueceu, e depois de enlouquecer fica difícil ajudar a sí mesmo... E por uma situação triste, ninguém a ajudou... ninguém...

      Porém, depois acabei achando a Sekai uma das piores, por quê? Por quê ela comete algo brutal por um ato de vingança, e ela não me parecia tão insana... (No caso da Kotonoha, me pareceu visível que ela certamente não estava muito mentalmente estável, parecia totalmente abalada e acabada, devido as grandes mentiras que ela sofreu...)

      A Sekai? Ao contrário da Kotonoha, parece ter matado o Makoto (uma ação brutal) apenas pelo o que ela achava dele... E mesmo que uma parte de mim tenha gostado daquela cena, daquele desgraçado morrendo... A minha parte lógica me diz o seguinte... Você não têm direito de tirar a vida de ninguém, não importando o que você ache dela... (Ao menos que seja por auto-defesa física e grave, ou a defesa física e grave de alguém, principalmente importante para você, problemas que envolvem pensamentos e ações, na maioria das vezes também podem ser resolvidos com pensamentos e ações) O que ás pessoas decidem na vida, é problema delas, as consequências e o que elas querem, é problema delas... Não é por quê você acha que a humanidade vai ser salva por grande parte pela morte de toda ela, que você tem o direito de matar todos, você pode estar enganado, e tem de levar em consideração a opinião de todos ou ao menos grande parte das pessoas envolvidas... pois você não passa de uma pessoa em meio a várias...

      Excluir
    2. Vale falar outra coisa, tanto como eu acho isso eu coloco também a possibilidade de estar errado... Afinal, pra praticamente tudo há “brechas” e exceções, eu mesmo ví várias brechas em meu próprio comentário, mas seria realmente difícil ou impossível explicar tudo... Até por quê, nem tudo tem algum sentido... (Humph!)

      E outra coisa que achei notável neste anime, é que se você usar seu lado "cômico e nada sério" para decifrá-lo, o final fica um tanto engraçado... Notei isso quando fui falar do final anime enquanto tinha uma conversa engraçada, acabei achando o final realmente cômico no momento... muito tenso... (Ou só fui eu que achei isso!? Laalaa... xP)

      (Pensando em fazer uma análise de SD apenas editando umas coisas em meu comentário e colocar em meu blog, pois notei que ele ficou gigante! @__@

      E finalmente, é isso! x)

      (Desculpa este comentário enorme, das próximas vezes melhor eu tentar diminuir antes de começar a escrever... T__T)

      Excluir
    3. Oi, de antemão queria dizer que adorei seu comentário :DD Não precisa diminuir não, sua análise foi bem legal e concordou comigo em praticamente todos os pontos.

      School days não é aquele anime que você assite esperando um conto de fadas com final feliz, pelo contrário, é amargo, gostinho de realidade mesmo. O ponto do anime é nos fazer identificar as situações e trazê-las para a nossa realidade, é tanto que ao final de cada episódio ele consegue te deixar o sentimento de indignação.
      Diferente de você, eu simpatizo com finais tristes, desde que eles sejam coerentes (eu falo muito essa palavra né?!:P) e que se encaixem bem com a narrativa. Pra mim, felicidade demais beira a desespero, não sei explicar, gosto de sentir verossimilhança no que vejo... Queria deixar claro que eu não sou do tipo de pessoa que cultua a tristeza, longe de mim, mas desde criança eu preferi filmes que me fizessem chorar a rir. Vai entender.

      Sobre a Kotonoha, eu até concordo com você, mas o problema nela é sua idealização da realidade, ela encheu o Makoto de expectativas e mesmo depois de ter visto a realidade, ela se negou a "enxergar". Sabe que mais? De todos, ela era a única que tinha um ambiente familiar estável, bom relacionamento com irmã, mãe, pai... realmente achei que ela poderia ter sido a única a sair daquele ciclo.

      Eu meio que discordo da Sekai, porque ela foi se envolvendo por amor e as lembranças que ela tem do Makoto são bem menos idealizadas... Enfim,cada um tem uma percepção diferente :~

      A respeito do final cômico, vai por mim, não consigo falar desse anime pra minha irmã sem rir ao comentar o final... talvez eu seja meio sádica, mas sempre tive tendência a achar divertido filmes de terror, cada doido com sua mania :P

      Qual seu Blog? posta o link aqui pra eu dar uma olhada o//

      Queria agradecer o comentário novamente, valeeeu \o/

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Ah, meu blog é o jtea.tk (Jogos, tecnologia e aleatório) nome um tanto tosco mas foi o que deu pra pensar na hora da preguiça, Hsausahusahu!) Eu tinha colocado ele primeiro comentário deste artigo, só era colocar em cima do meu nick!

      Bah! Ele é um blog bem randômico (mais randômico agora, que saiu das primeiras páginas do Google, e é praticamente impossível encontrá-lo por ele... Pelo que eu me lembre aconteceu depois de atualizar o Wordpress... T__T) Que fala, na maioria das vezes sobre coisas aleatórias mesmo, da vida, textos que tentam explicar algo mas nem sempre explicam, jogos, tecnologia... E algo importante, eu só começo a postar nele quando sinto vontade, talvez nunca, talvez várias vezes eu poste algo, mas a maioria dos textos lá eu só coloco quando estou "viciado" em escrever... Fora nestes momentos... Dá uma certa preguiça... ^^

      Ah, outra coisa... Tem alguma forma simples de criar um perfil para comentar? Eu tive de criar uma conta no "Google+" (Nem sei pra que serve, mas me pareceu uma rede social, achei estranho pois o Google já tem o Orkut, enfim, se alguém souber como funciona por favor explique aqui Hehe)

      E depois no Blogger, foi entediante... u__U

      E é isto! ^^

      (Removi o primeiro comentário pois não ficou com a imagem do perfil... xO )

      Excluir
    6. Outra coisa... Em relação a School Days, cada um tem sua opinião... E... verdade a Sekai foi provavelmente a que levou a maior "facada" (Em sentido duplo, Haha!) No final por ser um amor menos idealizado e talz... Porém, você acha que ela tinha algum direito de matar alguém, e ainda por um motivo quase que praticamente inútil ou algo similar? Se ela estava louca no momento eu não sei, nem notei, mas... enfim... Se ela notou que quase tudo que ela tinha visto na realidade não era verdade, por quê ainda ligar pra isso ao invés de simplesmente notar quem ele é e simplesmente cair fora? (Bem, este é uma das coisas mais lógicas a se fazer, mas tem uma questão, acho que nenhum personagem deste anime tem uma mente sana ou que ao menos tenta funcionar corretamente... Por isso até que, School Days é um pouco difícil de se entender... x__X)

      Também ela não parece ter tentado uma conversa séria com o Makoto... Antes de fazer uma brutalidade...

      Outra coisa que fiquei na dúvida sobre o Makoto, era se ele era apenas um garoto um tanto imaturo que não sabia lidar com este tipo de coisa, de relacionamentos, etc... (Claro, só uma outra possibilidade) e acabou fazendo uma GRANDE besteira... Ou, era simplesmente um canalha... Dentre várias outras alternativas...

      É, a Kotonoha parecia que tinha um relacionamento bom com a família... Mas também ela parecia bem sofrida e sozinha na situação... E sofreu mais ainda com as coisas que ocorreram no anime... Fora as pessoas da família dela, ela parecia só ter algum relacionamento pequeno com a Sekai e o Makoto...

      Também estranhei que se ela tinha bom relacionamento familiar, será que ela foi ajudada por eles de alguma forma? Isso não foi mostrado, o que sei é que ela parecia que estava sozinha naquela situação... Talvez escondesse as coisas que a perturbavam, enfim... Meio difícil explicar se quase nada foi mostrado...

      Um dos "problemas" que ví neste anime é que ele te faz pensar bastante sobre os ocorridos... Deixando várias opiniões diferentes e talz, acho que se você for tentar pegar o certo ou errado de cada personagem as coisas dificultam... Pois no fim a tal "teoria" tem várias brechas... Não sei se eu disse, mas eu só tentei pegar coisas como "o que no momento há mais possibilidade de ser o correto" ou coisa assim... :P

      Excluir
    7. Heey, sobre o fato do comentário, a forma mais fácil que sei é pelo email google, eu não ativei meu google+, nem sei direito pra que ele serve iosaduasioduaio, só comento pelo meu email mesmo...

      Então, não acho certo de jeito nenhum eles sairem se matando feito doidos, eu só tentei dizer que fiquei com pena da Sekai por ter chegado aonde chegou. Sobre o Makoto, cara, eu acho que tudo partiu de uma grande ingenuidade da parte dele, imaturidade pura sabe?! Ele foi se deixando levar pelas situações,nunca teve um real controle sobre elas e quando elas explodiram na cara dele, ele não soube lidar, foi aí que ele virou um canalha, não que fosse da essência dele, mas por imaturidade ou sei lá o que, ele agiu como um.

      O que gosto em School days é que se trata de pessoas, seres humanos, e como qualquer ser, erramos muito, ele tenta mostrar que não se explicam ou justificam ações, mas que qualquer pessoa está propícia a cometê-las.

      Excluir
  4. Nossa, gostei da análise, principalemente dos comentários "finais" do Kawky e da Samara xD...

    Adorei esse anime, até agora é o único que vi que dá um ar de drama e tristesa de verdade (que consiga trasmitir a tensão dos personagens), gostei muito disso... Tive muita pena da Kotonoha ;x, era a personagem mais ingênua e meiga ;B hauhaau... Enfim, se eu pensar em algo depois eu edito o coment...

    -----

    Que legal seu blog Samara ^^, continue com as análises :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Loen *--* vou continuar, seus comentários são muito bem vindos :D

      Excluir
  5. Makoto mereceu o fim que teve, a unica que me deu pena foi a Kotonoha, depois de todo o estresse mental que sofreu, pirou de vez ao ver o cara morto.

    ResponderExcluir
  6. simplesmente acho a atitude do makoto uma escrotisse sem limite...o cara correr atraz da garota e no fim acabar traindo...papel de moleque mimado, pra nao dizer sociopata...eu sorri de orelha a orelha com o fim que esse desgraçado teve.

    ResponderExcluir