segunda-feira, 12 de março de 2012

Análise Kimi Ga Nozomu Eien




A primeira vez em que vi Kimi Ga Nozomu Eien foi a cerca de 5 ou 6 anos atrás, lembro que comecei a chorar a partir do terceiro episódio e que quando o anime terminou eu me tranquei no banheiro pra chorar ainda mais... Só por essa introdução já deu pra saber que ele é daqueles super dramas que te deixam uma semana mal né?! Resolvi ver novamente, mais por curiosidade do que pra fazer um post, apenas pra rever um dos meus animes preferidos, mal sabia eu que minha percepção a respeito mudaria radicalmente. A maturidade chega para todos um dia e você só se dá conta em uma situação como essas. O anime que um dia te fez chorar, hoje te faz rir, e o mesmo anime que te fez ficar com raiva da amiga que “rouba” o namorado da outra, hoje te fez ter reflexões muito mais profundas a respeito da vida e dos relacionamentos. Então meus caros, vamos à premissa.

Para você que sofre de problemas cardíacos e não tá a fim de ficar puto da vida comigo porque to te contando o que acontece, então pare de ler nesse momento, pois esse post será um show de spoilers :D

Queria começar fazendo uma breve passagem pela estória do anime, começando pela vida escolar dos personagens onde nos são apresentados quatro amigos, personalidades distintas, mas que se entrelaçam de forma tão simples. Mitsuki, a figura da mulher independente já quebra um pouco com a estereotipação japonesa da mulher frágil e tímida e nos apresenta alguém diferente do “convencional”, em contrapartida temos Haruka, o sonho japonês de mulher que leva consigo a alma de criança, timidez e altruísmo. Paralelamente são apresentados Takayuki, nosso protagonista medíocre e que não denuncia nada de muito novo em sua caracterização, e o Shinji que a priori só está no anime porque o autor é supersticioso o suficiente para achar que amizades tem que ser contadas em número par.

 Embora eu tenha ficado um pouco impaciente com o mimimi da Haruka no começo, não posso deixar de dizer que achava ela e o Takayuki um casal fofinho, daqueles bem sonhadores que fazem promessinha e juras secretas, mas antes que você realmente pudesse se afeiçoar ao casal, ela sofre o acidente e deixa você de boca aberta sem entender nada. Então, você que já precisou de um tempo para se “curar do choque”, abre o próximo episódio e dá de cara com o Takayuki e a Mitsuki como casal, aí você não entende mais nada mesmo. Muita calma nessa hora, alguns minutinhos para absorver tanta informação e o anime vai criando uma aura cada vez mais pesada, fica denso e te envolve emocionalmente naquele frenesi, se assim podemos dizer. Tudo fica meio confuso, você não sabe mais o que sente e fica angustiada, triste... começa a identificar o anime na sua vida e quando vê já era, você se auto bombardeou de perguntas.

Aos 12 anos eu usei de todo meu vocabulário de palavrões para xingar e amaldiçoar a Mitsuki, hoje eu senti a dor dela. Gostar de alguém e não poder se declarar, não ter ao menos  alguém para conversar a respeito é um dos sentimentos mais angustiantes do mundo e se torna ainda pior quando você se sente “obrigada” a ajudar sua melhor amiga a ficar com esse alguém. Tudo por causa de uma convenção social que denuncia como traidor aquele que flerta/ama namorados de amigas, mesmo quando as amigas estão em coma sem a mínima previsão de quando vão acordar. Não que eu me abstenha disso, não sou hipócrita de dizer que não ficaria chateada se acontecesse comigo, mas faz você rever seus conceitos sabe?! Ninguém manda no coração e escolhe por quem se apaixonar, os sentimentos acontecem e você não pode ser alheio a eles. Depois do acidente, o Takayuki se revelou extremamente fraco, foi por causa da Mitsuki que ele conseguiu se reerguer, ela sustentou a relação desde o começo, muito embora o relacionamento fosse pautado e regado a sentimento de culpa, eles se amavam de verdade, daquele jeitinho meio depressivo, mas era amor.

A Haruka acorda e já dizia Maísa “meu mundo caiu”. Começam-se a procurar os culpados para a infelicidade geral e você começa a sentir pena da coitada da Haruka, tadinha, não escolheu passar 3 anos da vida dela dormindo numa cama de hospital, mas é a vida, quer dizer, o anime. A verdade é que não existem culpados se não a crime, apenas uma sucessão de desventuras da vida, ela que é nossa maior aliada ou vilã. A que pode te dar a maior felicidade ou te levar ao maior desespero.

A verdade é que não era amor o que restava no Takayuki, era apenas a necessidade de ter acabado, ter visto o desgaste da relação e ter posto um fim nela. O acidente aconteceu de forma inesperada obviamente, logo ele nunca teve a chance de se despedir dos laços que tinha com a Haruka. A partir daí, nós podemos enxergar a mudança dos personagens. Mitsuki que antes era apresentada de forma independete, seguiu seu coração, largou seus sonhos e cuidou de seu amado; Haruka que era a personificação de uma mulher dos sonhos conseguiu seguir em frente com suas belas palavras :” Foi um sonho divertido, obrigada” e disse adeus; Shinji que se manteve o mais equilibrado da turma, talvez pelo seu menor contato com Haruka, teve seu momento de importância no anime levando Mitsuki ao fundo do poço e a  dando inconscientemente a coragem de se desvencilhar daquele ciclo; Takayuki, tendo finalmente conseguido cortar seu laço com Haruka, foi atrás de seu verdadeiro amor, em busca de uma vida menos sofrida digamos assim.

Kimi Ga Nozomu Eien é um retrato da realidade contado de forma mais dramática e com milagres da medicina.  Provavelmente você possa vir a se identificar com os personagens  ou com o que eles passam, pois tudo ali foi meticulosamente calculado para lhe causar a maior dor possível ao assistir, e sabe porque te causa dor? Porque pode ser real. É daqueles animes antigos que serão atuais por muitos e muitos anos... vale a pena ver e refletir sobre sua mensagem.

6 comentários:

  1. Curti sua nalise...
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. anime que muitos colocam como melhor romance escolar com final tragico, que supostamente supera schoolsdays, o que nao é verdade.

    Esse anime é um drama que conta a estoria de como uma amiga teria supostamente roubado o namorado da outra apos essa entrar em coma depois de ser atropelada no dia do encontro.

    O problema é que isso nao se sustenta. O fato de o namorado dela querer tocar a sua vida em frente ao invés de esperar pela outra nao justifica ele ter sido tratado como "errado" na estoria e nem tao pouco o drama todo que se desenrola apos isso. Tal problema só ocorreu porque a irma de haruka fica implicando com o protagonista.

    Outro grande problema é aquelas duas ajudantes do restaurante que cumprem o papel de alívio comico pra serie: são completamente inuteis!

    Mesmo tendo um final coerente ( o cara escolheu hayase, o que qualquer um com um pingo de bom senso e paixao escolheria, afinal foi ela quem ficou ao lado dele, praticamente deveriam até ter se casado!)

    e me desculpem pelo spoiler mas é desnecessario se preocupar com quem ele escolhe, isso nao tem relevancia pra trama: furiosos com o resultado, os fãs chiaram e nao descansaram enquanto nao fizeram os 4 ova onde ele escolhe a outra!(putz). entao nesse anime é voce que escolhe o final ( basta ignorar o ultimo episodio e pegar os tolos ovas e considera-los o verdadeiro final).

    Nao o considero epico e nem tampouco consegue derrubar o traumatico e imprevisivel schooldays, mas tem gente que gostou dele já que é bem antigo já: é de 2001... enquanto schooldays é de 2007. ele só tem esse respeito todo porqueveio antes de schooldays e na epoca ainda nao tinha anime melodramatico que merecesse destaque.

    Se voce gosta de melodrama(drama meloso) esse é o seu anime!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu concordo com quase tudo o que você colocou. Só não acho que haja uma necessidade de se comparar a school days, pois ambos seguem uma narrativa diferente, uma trama diferente. Em muitos aspectos eu acho Kimi Ga melhor, assim como em outros, acho school days. Na minha opinião, ambos são bons animes. (Aliás, se tiver curiosidade, eu também fiz uma análise de school days, pois o anime me atraiu muito).

      De fato, Kimi Ga é um dramalhão daqueles que só os japoneses ou os mexicanos conseguem fazer e por muitas vezes me vi impaciente com tamanho drama, mas seu roteiro não deixa de ser bom. Minha maior crítica é a falta de expressão no rosto dos personagens em momentos críticos.

      Muito obrigada pelo seu comentário ^~^

      Excluir
    2. É triste essa historia de ova q fizeram desfazendo tudo q fizeram rsrsrsloucura

      Excluir
  3. Odiei o final pois a Haruka termina com o personagem por que se cansa de ver amor misturado com incerteza e culpa nos olhos do amado e o personagem masculino corre atrás da amiga da ex porque foi chutado e para não ser mau agradecido o que o mesmo sente por quem escolheu é comodismo não amor.

    ResponderExcluir